Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Salve-se quem puder

Sabe quando a impotência deixa você arrasado, raivoso, em fim, emputecido?

Pois é, esse foi o sentimento que tive hoje quando analisei (poucas vezes o faço) uma nota fiscal emitida para um cliente nosso de Belo Horizonte.

Sobre um total de R$ 17.600,00 dentro dos quais está embutido o ICM local, IPI, PIS, Finsocial, IR e algumas coisinhas mais, meu cliente teve de pagar R$ 6.000,00 (!!!!!) de Substituição Tributária de forma antecipada, antes de embarcar. Ou seja, desembolsou 30% a mais do custo dos espumantes que fatalmente será repassados ao mercado.

É possível isto?

É possível ser competitivo?

É possível viver em paz, pensar no futuro, fazer projeções, planos de ampliação, ações no mercado?

É possível que toda a cadeia produtiva retire de seu capital de giro volumes tão astronômicos de dinheiro, de forma antecipada, bem antes de receber o resultado da venda?

É possível imaginar que isto será pior com o passar dos anos?

É possível não ficar indignado quando vemos toda a montanha de dinheiro público (NOSSO!!!) sendo roubado, desviado, utilizado para gastos inúteis como os cartões corporativos do alto escalão, as viagens a passeio de ministros e assessores, as despesas sem justificativa que ministros, deputados e senadores fazem com a maior cara de pau?

É possível aguentar comentários de alguns desavisados que criticam os altos preços dos vinhos e espumantes nacionais sem considerar que nosso maior e indesejado sócio, a cada dia tem mais fome?

Líderes do setor (Sindicatos da uva e do vinho, Uvibra, Ibravin, Agavi, Fecovinho, Aprovale, Apromontes e muitas outras mais) ACORDEM!!!

A REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA É PRIORIDADE MÁXIMA!!!!

UTILIZEM SUA FORÇA POLÍTICA PARA TIRAR DE NOSSAS COSTAS (E DAS COSTAS DOS CONSUMIDORES) ESTE PESO MORTO QUE NADA DEVOLVE, QUE NADA FAZ, QUE PARA NADA SERVE!!!

PAREM DE FICAR PREOCUPADOS SOMENTE EM GANHAR MEDALHAS E PARTICIPAR DE FEIRAS!!!
JUSTIFIQUEM SUA EXISTENCIA!!!

2 comentários:

Pizzato disse...

Lona, realmente Substituição Tributária é a maior palhaçada tributária de nossa história. Tente explicar isso para qualquer pessoa de qualquer outro país - inclusive de alguns que têm alíquotas mais altas - e eles simplesmente ficam abismados como alguém pode querer cobrar impostos antes da venda!!!!! E, pior, atribuem-se prováveis Markups independentes do preço realmente praticado na venda!!!!

Jose Renato Vidal disse...

Lona, estamos indignados sempre, a cadeia de impostos é monstruosa e que aniquila qualquer tipo de investimento no momento e no futuro. Há muito tempo falo para que se não fizerem nada para isso melhorar, não sei o que será de nós, consumidores. É preciso que os produtores,façam já uma forte campanha contra esta vegonha, ir a Brasilia e fazer barulho, senão....