Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de março de 2012

A mulher e os espumantes


No magnífico evento chamado Encontro de Vinhos, organizado pelo competente Beto Duarte na cidade maravilhosa, tive a oportunidade de comprovar mais uma vez que existe um sério caso de amor entre as mulheres e o espumante.
As visitantes que recebi em meu espaço chegavam com um amplo sorriso e numerosas perguntas, todas elas pertinentes, identificando claramente a diferença entre os espumantes elaborados pelo método tradicional e charmat. Contrariamente ao que afirmam algumas cabeças iluminadas, as mulheres não buscam o “dozinho” e sim o espumante amável, que não trave, que não agrida. Por isso apreciam e saboreiam com prazer os tipos brut e nature desde que sejam de equilibrada acidez, devidamente maturados.
O interesse prazeroso demonstrado por elas por informações e degustações de espumantes faz com que progridam aceleradamente na educação do paladar. Por isso, tome cuidado o produtor que subestime a capacidade das mulheres em identificar qualidades e defeitos. Elas entendem... e muito!!!!
Para os que produzimos espumantes em pequeno volume, com dedicação artesanal, as mulheres são a inspiração que nos move em direção à qualidade superior. Dos cinco espumantes que elaboro, dois se destacaram neste evento junto ao público feminino: o Brut Rosé e o Nature, justamente os que se caracterizam pelo sabor mais marcante.
Hoje é frequente encontrar em bares e restaurantes grupos de jovens e senhoras saboreando uma taça de espumante enquanto flui a conversa. Desprendidas de qualquer tabu ou preconceito, daqueles que condenam o espumante a ficar escondido enquanto o motivo da festa não aparece, as mulheres teimam inteligentemente em desfrutar das virtudes desta maravilhosa bebida pelo simples fato de festejar a vida, o momento.
Muitos homens continuam com a velha e ultrapassada ideia que o verdadeiro vinho é o tinto. O resto é o resto. Por isso todos nossos agradecimentos às mulheres que alem de impulsionar o consumo de espumantes no mundo, conseguem mudar os hábitos de seus companheiros.
Amanhã é 8 de março, Dia Internacional da Mulher e por elas ergo minha taça.
Saúde a todas e meus eternos agradecimentos pelo papel importantíssimo que desempenham na construção do futuro brilhante dos espumantes no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário: