Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dia do Enólogo


Hoje 22 de outubro se festeja no Brasil o Dia do Enólogo e por tal razão deixo minha mensagens de PARABÉNS para todos meus colegas que praticam A CIÊNCIA E A ARTE DA ELABORAÇÃO DE VINHOS E ESPUMANTES.
A enologia é uma ciência porque envolve fenômenos físicos, químicos e microbiológicos que precisam ser bem conhecidos e entendidos para obter êxito no desafio de produzir vinhos e espumante de qualidade.
A enologia é uma arte porque a partir de uma matéria prima que inicialmente é uma simples fruta, diferente conforme a variedade e as condições de clima e solo na qual se cultiva, o enólogo conduz com maestria os fenômenos naturais de transformação que acontecem durante a fermentação, maturação e envelhecimento. Ao iniciar a elaboração o enólogo tem na sua cabeça o vinho que resultará conforme a potencialidade da uva. O enólogo não é um químico porque a elaboração de vinhos é um fenômeno natural de transformação do suco da uva em vinho, sem ingredientes, sem manuseios. Serve-se da química para conhecer os componentes existentes no suco e os que se formam ao longo do processo.
A tarefa do enólogo que atua no Brasil não é nada fácil por conta das dificuldades que o clima cria com freqüência. Apesar disso o resultado qualitativo obtido, seja em vinhos ou espumantes é surpreendente, o que prova a qualidade técnica e dedicação destes profissionais.

2 comentários:

Caren Belló Muraro disse...

Parabéns para todos nós, Adolfo! Realmente, fazer vinho no Brasil não é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes a qualidade da uva não é a ideal, mas conseguimos conduzir os processos de forma a ter resultados surpreendentes. Um brinde!

Jotta e Rosley disse...

Parabéns atrasado meu caro amigo Lona! Você é um ótimo enólogo e professor, embora, até hoje fiquemos repetindo os cursos que você faz. Acho que estes seus alunos é que não estudam tanto nos cursos, preferem beber, rsrs! Abraços!